top of page

A ciclagem de nutrientes e a compostagem


Um processo importante para o funcionamento e manutenção dos ecossistemas florestais e que é desempenhado por diversos organismos que em conjunto atuam na transformação da matéria orgânica através da decomposição, fazendo os nutrientes retornar ao solo, para que possam ser absorvidos novamente pelos vegetais garantindo que a planta tenha todo suporte nutricional que precise para realizar seus processos como floração, frutificação entre outros que são de grande importância para o funcionamento do ecossistema.


A ciclagem de nutrientes de ecossistemas florestais, começa desde a absorção dos nutrientes pela fitomassa, transloca-se entre tecidos senescentes e jovens e posteriormente retorna ao ambiente. Este ciclo é essencial para a sustentabilidade de ecossistemas florestais. A dinâmica deste processo depende de características genéticas da planta, de condições edafoclimáticas e do manejo adotado quando se prevê a exploração do povoamento florestal. A lavagem da vegetação pela chuva e a decomposição da fitomassa morta, que inclui galhos e troncos caídos, serapilheira e raízes mortas, são os principais mecanismos responsáveis pela transferência dos nutrientes acumulados na fitomassa para o solo. A camada de serapilheira responde pela maior parte dos nutrientes ciclados em ecossistemas florestais tropicais. Esta camada orgânica é regulada pela quantidade de material que cai da parte aérea das plantas e pela sua taxa de decomposição, que depende das características dos resíduos vegetais e das condições edafoclimáticas. O conhecimento da ciclagem de nutrientes e de grande importância para a conservação, recuperação ou produção sustentável de florestas nativas ou implantadas.


Nessa perspectiva, a compostagem busca transformar o material orgânico em húmus e assim suprir as necessidades nutricionais dos vegetais evitando o uso de fertilizantes e dando um melhor destino ao lixo orgânico produzido em nosso cotidiano como restos de alimentos, ou seja, ao adotarmos a prática da compostagem estamos ciclano os nutrientes e diminuindo os impactos ao meio ambiente.


O método para fazer a compostagem é considerado simples e requer pouca manutenção e para montar a o biodigestor são necessários os seguintes materiais:

Dois recipientes plásticos de tamanhos iguais;

  • Minhocas;

  • Areia;

  • Material orgânico.

Para montar o biodigestor você precisará fazer furos na parte inferior de um dos recipientes, logo após colocar um sobre o outro de forma que o primeiro seja o furado, no recipiente furado você colocará uma cobertura de folhas, areia e material orgânico, é nesse recipiente que serão introduzidas as minhocas. Após tudo montado e material colocado, os cuidados são apenas de umedecer a matéria orgânica para não ocorrer o aumento da temperatura ou faltar água para as minhocas. Feito isso é só esperar em média 30 dias, as minhocas vão decompor a matéria orgânica que quando pronta passará pelos furos para o recipiente de baixo, e o substrato já poderá ser introduzido ao solo.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page